O Poder do Processo Criativo

August 1, 2014

 

Uma das questões que as pessoas se colocam com mais frequência é:

- Como posso criar a vida que eu desejo ?

 

Na realidade a palavra “desejo” faz parte integrante da pergunta e, no entanto, a maioria das vezes esse factor - o “desejo” -,  é sabotado pelas suas crenças.

Suponhamos que o desejo de alguém é iniciar o seu próprio negócio. 

Por um lado essa pessoa sonha em ser dona do seu destino, em fazer o que realmente gosta, trabalhando para si próprio. 

Por outro lado o seu sabotador – voz interior / crença limitadora -, está permanentemente a segredar-lhe: “não vais conseguir porque ... já és demasiado velho, porque ainda és muito jovem, não vais ter sucesso, etc.

As nossas crenças são influenciadas pelos nossos valores e, por sua vez, influenciam os nossos comportamentos e os nossos resultados.  Assim, se sentimos que as nossas crenças estão a sabotar o nosso sucesso, provavelmente termos que rever e/ou re-hierarquizar os nossos valores.

 

As etapas fundamentais do processo criativo na vida das pessoas são:

 

- Gratidão:  todas as pessoas, mesmo as que tendem a ver a vida pelo lado menos positivo, têm muitas coisas por que estar gratas.  É importante termos presentes esses aspectos bons da vida e estar gratos por eles, numa base consistente.  Isso, não só nos dá uma sensação de bem estar, como contribui para que possamos olhar a vida sob um prisma mais positivo.

 

- Saber pedir – saber formular os nossos desejos, reconhecer e eliminar os sabotadores de desejos, saber estabelecer os nossos objectivos, reduzi-los a escrito, estabelecer metas e planos de acção realistas, é essencial para sabermos onde estamos e para onde queremos ir.

 

- Saber receber –   alinhar os nossos desejos com as oportunidades que se vão abrindo à nossa frente e saber identifica-las.  Isto significa alinhar os nossos desejos com os nossos SAR’S – sistema de activação reticular.  É muito poderoso esse sistema, é o que nos permite identificar oportunidades e fazer o match com os nossos desejos para a concretização dos mesmos.

Quantas vezes, por exemplo, queremos muito comprar um carro de determinada marca e a partir daí passamos a ver dezenas de carros de marca semelhante, ou melhor todas as outras marcas de apagam para identificarmos apenas aquela que elegemos ? 

Quantas vezes, uma mulher que fica grávida passa a identificar todas as grávidas com quem se cruza e, por vezes, até refere:  nunca tinha visto tantas mulheres grávidas.  Na realidade o que está a acontecer é que o seu cérebro está a processar a informação de uma forma filtrada e direccionada.  Quando desejamos, realmente, algo o nosso SAR começa a funcionar a 100%, desde que os nossos sabotadores não estejam em acção. Assim, estar totalmente alinhado com o que se deseja é de fundamental importância para que nos permitamos receber.

 

O processo criativo é simultaneamente poderoso e simples;  necessário é não complicar.

 

Para ser, fazer ou ter tudo aquilo que deseja, não esqueça de:

- agradecer o que tem

- pedir o que deseja, acreditando e eliminando os sabotadores internos

- saber receber, alinhando desejos e SAR's

 

Sugestão de leitura:

HICKS, Esther and Jerry - Ask and it is Given - Learning to Manifest your Desires, 2005

 

 

 

Partilhe connosco a sua opinião:

ask4plus.coaching@gmail.com

tm: 96 951 21 64  

 

 

Please reload

Featured Posts

Sessão Estratégica de Coaching - agende a sua !

January 24, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

August 21, 2019