Os rituais 2 e 5 do vídeo de Robin Sharma

July 18, 2019

É muito interessante, e quase sempre gratificante, quando algo num livro, num filme ou num vídeo nos faz reviver uma sensação ocorrida num tempo mais ou menos longínquo da nossa existência, qual sensação revivida e ocasionada pelo simples acto de molhar uma madalena numa chávena de chá, magistralmente descrito por M. Proust em "À la recherche du temps perdu".  

 

Vem isto a propósito do vídeo de Robin Sharma a que acabei de assistir, intitulado The 5 Rituals that predict success. Chamou-me, particularmente, a atenção:

  • O Ritual nr. 2, a que ele chama Estratégia dos Blocos de Tempo, e em que alerta para a enorme importância que tem nos resultados pessoais e profissionais.

  • O Ritual nr 5, a que ele chama Reflexão Pessoal, alertando para a utilidade de passarmos tempo em silêncio, em quietude, dedicando esse tempo apenas à actividade de pensar e reflectir sobre a vida.

Estes dois rituais transportaram-me, de imediato, para os verdes anos da minha carreira profissional em que tive a oportunidade de trabalhar directamente com o CEO de uma empresa que se relacionava, diariamente, com interlocutores tão diversos como as maiores casas internacionais no mundo da moda, perfumes e acessórios, mas também do mundo das bebidas e tabacos. 

 

No início de cada dia, quando nos sentávamos para trabalhar, um objecto - de grandes proporções -, estava invariavelmente, à sua frente: - a sua agenda. Não, não era uma agenda qualquer. Não, não era um simples registo de tarefas. Era uma espécie de mural onde escrevia, religiosamente, cada tarefa - não muitas, devo dizer -, sempre em letras garrafais, sempre a caneta de feltro preta e sempre, mas sempre, emolduradas com traços de marcador de 3 cores berrantes - 3 cores - o amarelo, o vermelho e o verde. Os traços em volta de cada tarefa eram reforçados uma e outra vez, como que para assinalar a sua efectiva e previamente reflectida importância.

 

Quando olhei, pela primeira vez, para aquela agenda, fiquei presa ao seu aspecto, fascinada, intrigada e impressionada. Devo admitir que à data, mal impressionada :)

  • Qual a necessidade de ter uma agenda com tal aspecto ? Será una espécie de cromoterapia ? - perguntava-me a mim própria.

Fui compreendendo, ao longo dos tempos de trabalho em conjunto, o alcance daquela espécie de "arte urbana". Ali estava espelhado - a um tempo -, um trabalho de reflexão pessoal diária, esquematizado em blocos de tempo que o informavam, com clareza, tudo aquilo a que era mesmo importante e por vezes também urgente, dedicar e fazer com que as primeiras linhas, igualmente, dedicassem tempo.

A consistência da aplicação dos Rituais 2 e 5 do vídeo de R. Sharma.

 

O resultado dessa consistência, gostava de partilhá-lo convosco:

Estes 2 simples rituais contribuíram para que, num curtíssimo espaço de 10 anos, construísse uma fortuna considerável. E inteiramente merecida.

Passou a ser, para mim, uma referência profissional que admiro e respeito até hoje.

 

E para si, qual dos 5 Rituais, faz mais sentido ?

 

 

 

Please reload

Featured Posts

Sessão Estratégica de Coaching - agende a sua !

January 24, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

August 21, 2019

Please reload

Archive