A maioria das doenças tem origem numa mente negativa !

December 30, 2019

Por vezes, não nos damos conta do impacto que os nossos pensamentos têm na nossa saúde e, consequentemente, na nossa vida.

Não temos consciência do alcance de tal impacto.

Se somos "bombardeados" por um número diário de pensamentos que se estima entre 50.000 e 70.000 (!!!), é bom que sejamos capazes de:

1 - Reduzir esse número assustador de pensamentos diários

2 - Controlar a sua qualidade 

 

No primeiro caso, a meditação e o yoga têm um papel de primordial importância. Acalmar a mente, serená-la, libertá-la de inquietações e ruídos desnecessários, é algo que se pode revelar muito benéfico, se praticado com regularidade. Numa primeira fase, não se trata de ignorar os pensamentos. Pelo contrário, importa reconhecê-los, observá-los, mas não lhes dar alimento. Importa estar consciente da sua existência mas, deliberadamente, puxar a atenção para o acto de respirar. É um jogo que ajuda a acalmar o turbilhão dos pensamentos. Ajuda a aceitá-los todos cuidando de não reter nenhum. Ajuda a observá-los sem, no entanto, permitir envolvimento. Deliberadamente. Sempre por recurso à concentração na respiração. O resultado é um apaziguamento da mente, um estado de tranquilidade que, ao fim de algum tempo, permite enfrentar melhor as contrariedades do dia a dia, ajudando a focar no que realmente interessa.

 

No segundo caso, importa "policiar" a qualidade dos pensamentos que nos invadem. E isso tem que ser feito de forma consciente. Se o fizermos, adquirimos a noção do padrão de pensamentos que assolam a nossa mente. Se estivermos a viver um período de preocupações, por exemplo, muito naturalmente o padrão será o mesmo na maioria dos 50.000 a 70.000 pensamentos que, sem darmos conta, se encarregam de nos invadir em cada dia. Então, é imperioso que, identificado o padrão, consigamos estabelecer uma relação com o nosso estado de saúde, seja a nível físico seja a nível emocional.  O corpo dá sinais que não conhecemos ? É provável que estejamos a somatizar pensamentos reiteradamente negativos.

 

Porque nós tornamo-nos - efectivamente - naquilo em que pensamos predominantemente.

 

Ao entrarmos nesta nova década, desejo que tenhamos a capacidade de colocar - conscientemente - a nossa mente ao serviço da nossa qualidade de vida. 

Ao serviço da nossa Felicidade.

E que tenhamos presente que Pensamentos geram Emoções/Sentimentos e que estes se traduzem em Comportamentos que, por sua vez, geram Resultados.

 

Queremos Resultados diferentes ? Transformemos os nossos Pensamentos em Pensamento diferentes, Pensamento geradores de momentos mais saudáveis, mais felizes e gratificantes.

 

Porque só se vive uma vez, que em 2020 sejamos capazes de promover mente sã em corpo são.

 

FELIZ ANO NOVO ! FELIZ 2020 !

 

 

Please reload

Featured Posts

Sessão Estratégica de Coaching - agende a sua !

January 24, 2017

1/1
Please reload

Recent Posts

August 21, 2019