Depois da catarse que o coletivo português viveu durante o último fim de semana , mostrando-se ao Mundo de forma tão avassaladora em modalidades distintas e, especialmente, na capacidade que a nossa diáspora teve de se unir em torno da certeza de saber que pode ser, fazer e ter mais, é altura de não deixarmos que a emoção desvaneça e de a aproveitarmos, em conjunto, para afirmarmos a nossa força e capacidade de contribuirmos para a construção de uma Europa mais coesa, mais igual e acima de tudo capaz de olhar para o que cada Nação tem de melhor e disso tirar partido contribuindo para o bem-estar dos povos.
É altura de fazer ouvir a nossa voz e mostrar que somos uma Nação com mais de 8 séculos de História, que deu mundo ao Mundo e continua a afirmar-se muito para além do seu pequeno retângulo.
É possível esquecer as pessoas que dentro e fora trabalham e somam créditos nas suas variadas áreas, da investigação, ao ensino, ao desporto, à saúde e particularmente, a inquestionável qualidade humana do nosso Povo ?
Vamos lá mostrar, sem medos e cada um na sua área, que somos muito mais do que os rótulos que teimam em colar-nos.
Vamos lá mostrar, sem medos e cada um na sua área, que o contributo individual e a coesão nacional são o mais importante.
Vamos lá mostrar, sem medos e cada um na sua área, que o todo é maior do que a simples soma das suas partes.
Vamos lá mostrar, sem medos e cada um na sua área, que as Nações não se medem aos palmos.
Vamos lá mostrar, sem medos e cada um na sua área, que nos orgulhamos de ser pequenos, porque sabemos que a nossa Nação vai muito para além do tamanho do seu território.
Vamos lá mostrar, sem medos e cada um na sua área, que nos orgulhamos de dizer:
SMALL IS BEAUTIFUL !